sexta-feira, 31 de março de 2017

Por um Vale Verde mais limpo!

Comissão por um Vale Verde mais limpo
A Comissão por um Vale Verde mais limpo, esteve reunido na EC Vale Verde na manhã desta 6a.feira, com o objetivo de propor para a nossa comunidade rural em forma de projeto comunitário a ser lançado no mês de maio, um conjunto de ações para o aproveitamento do lixo reciclável que iria para o aterro sanitário comum. O armazenamento inapropriado deste material tem sido o responsável pela sujeira e mau cheiro nas lixeiras coletivas prejudicando direta e indiretamente, o meio ambiente local, comprometendo a qualidade da nossa produção e a saúde de todos nós.

Entre as ações estão previstas: (1) parceria com uma fábrica de reciclagem para a coleta destes materiais regularmente; (2) destinação de uma área apropriada para o descarte de entulhos e sobras de construções produzidas exclusivamente nas chácaras do Vale Verde; (3) campanhas permanentes de conscientização para a separação do lixo a partir de casa; entre outros.

Nos próximos dias, a comissão agendará reuniões com outras entidades que atuam na nossa região como escolas, igrejas e centros de recuperação para apresentar ideias e colher sugestões, criando uma rede mais ampla em favor destes assuntos.

A comissão que é integrada pelos membros da diretoria da AproVale, João Távora - presidente; Marcelo da Silva - secretário; Hugo - diretor social; tem também a participação da direção da EC Vale Verde, Renata - vice-diretora e da fábrica de reciclagem Kpranos, Neto - responsável legal -, definiu também um calendário quinzenal de encontros para ajustes no projeto a ser lançado ao final de sessenta dias.
   

quinta-feira, 30 de março de 2017

Vem aí a 2ª edição da Expedição Safra-Brasília aqui em Planaltina


A Expedição acontece de 03 a 20 de abril, na região administrativa de Planaltina-DF

A Expedição Safra-Brasília volta a campo em seu segundo ano para analisar as propriedades rurais que possuem cultivo protegidos. Realizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (Emater-DF), Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Expedição acontece de 03 a 20 de abril, na região administrativa de Planaltina-DF.

A escolha dos cultivos protegidos – plantação em estufas, campo telado e túneis - vem da necessidade de se fazer um diagnóstico dessa técnica de plantio, para que se possa ter informações mais precisas e assim elaborar políticas públicas que visam solucionar possíveis problemas encontrados no setor. "Essa é uma atividade importante que envolve muitos produtores, mercado de insumos e vem atravessando alguns problemas do ponto de vista sanitário, da produtividade e da lucratividade", disse o secretário adjunto da Agricultura, Sebastião Márcio Lopes de Andrade.

A expectativa é que as equipes de técnicos visitem aproximadamente 150 propriedades dos núcleos rurais de Taquara, Pipiripau, Tabatinga e Rio Preto que produzem pimentão, tomate, alface, uva, maracujá e até flores e plantas ornamentais. "Nós iremos fazer esse diagnóstico na região de Planaltina porque é o local com a maior concentração de cultivos protegidos no DF. Um exemplo disso é a produção de pimentão, que corresponde a 62% da produção total do DF. Sendo que desses, mais de 90% é produzido em cultivo protegido", explica Andrade.

Após análise dos dados coletados durante a expedição, será elaborado um relatório com o diagnóstico da produção de frutas e verduras utilizando a técnica de cultivo protegido.


terça-feira, 28 de março de 2017

Diretoria da AproVale aprova calendário de reuniões

Foi realizado na noite desta 2a. feira - 28/3 - às 20h na chácara do Sr. João, reunião complementar que definiu o calendário de reuniões ordinárias da nova diretoria, bem como, a data para a realização do I-Seminário Estratégico da AproVale, que definirá as principais ações para 2017.

Após as considerações de todos presentes, as datas aprovadas foram:
Reuniões Ordinárias - todas às primeiras 3as. feiras de cada mês, às 20h, com local em sistema de rodízio. Na próxima semana, 3a. Feira - 04/04 - às 20h, terá a 1a. Reunião Ordinária em local a ser definido. 
I-Seminário Estratégico da AproVale - 07/05 - domingo, das 9 às 12h - chácara 51 (Marcelo e Fátima).

Na oportunidade ficou definida ações para motivar os encontros entre vizinhos em cada rua, com o objetivo de apresentar o projeto de segurança comunitária rural em todo o Vale Verde, acompanhado de outras pautas de interesse da AproVale.

sábado, 25 de março de 2017

Eleita nova diretoria da AproVale

Em assembléia geral realizada na manhã deste sábado, 25, na Escola Classe Vale Verde, a AproVale, na figura do presidente reeleito, João Távora, iniciou fazendo a prestação de contas da gestão 2015/2016, apresentando vários ofícios que solicita desde 2015, melhorias para o Quintas do Vale Verde no que diz respeito ao asfaltamento do percurso da escola e melhorias de várias estradas de terra, iluminação pública em outras tantas ruas, melhorias na coleta do lixo, placas de identificação das ruas, entre outras necessitadas emergenciais mas que, pouco ou quase nada tem sido feito pelo GDF, demonstrando descaso contínuo com a nossa comunidade, uma importante produtora de hortaliças, frutas, peixes e aves caipiras da região.

Obras não iniciadas ou iniciadas e não finalizadas tem sido uma constante prática do poder público trazendo grandes prejuízos para a economia, o meio-ambiente e os moradores, o que se espera ser cobrado com uma atuação mais enérgica e pontual da nova diretoria.

Também o encontro foi marcado pela doação da placa do projeto de segurança comunitária rural, organizado pelo movimento da Rua 6 com o apoio do Batalhão Rural Leste e da AproVale,  para a Escola Classe Vale Verde representada pela diretora Elizangela.

Ao final da programação, foi realizada a eleição e posse da nova diretoria que irá comandar a Associação dos Produtores do Vale Verde - AproVale - no biênio 2017/2018, composta por:

Presidente - João Távora (reeleito);
Vice-Presidente - Paulino (reeleito);
Secretário - Marcelo da Silva;
Tesoureiro - Edson Carlos;
Diretor de Produção - Paulo Sérgio;
Diretor Social - Hugo;
Diretor de honra - Franklin;

Conselho Fiscal:
- Novak;
- Riquelme;
- Eulálio Vitorino.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Lançado o projeto de segurança rural


Mais uma etapa vencida pelo empenho da coletividade em favor de um Vale Verde mais solidário e seguro foi concretizada na noite de 23/03, após dois meses de vários encontros entre vizinhos com a AproVale e o Batalhão Rural Leste. O desafio era a elaboração de um projeto de segurança rural, o primeiro do tipo em todo o DF, indo além da denúncia.

Esta data é um marco pedagógico para todos nós que contribuímos com ideias e estudos de casos e que agora sai do papel para ganhar vida nas ações previstas no projeto, sendo colocadas em práticas daqui por diante.

A atividade foi dividida em duas partes, sendo a primeira com uma mesa de abertura composta pelo Batalhão Rural, Aprovale, Associação do Bom Sucesso e o movimento da Rua 6, garantido a fala a todos. Em seguida foi feito uma rápida exposição dos trabalhos realizados, em particular a explicação dos eixos que norteiam o nosso projeto.

Agora é hora da execução. As reuniões passam a serem mensais para análises e ajustes que se fizerem necessários.

Quanto ao envolvimento de mais vizinhos, será constantemente incentivado o agendamento de reuniões rua a rua para que outros possam aderirem esta grande rede de vigilância proposto pelo movimento da Rua 6 em conjunto com o Batalhão Rural e a AproVale.

Para conhecer um pouco mais o nosso projeto, clique aqui.

terça-feira, 21 de março de 2017

Todos à Assembléia Geral para fortalecer a AproVale


Atenção associados, associadas e comunidade do Vale Verde, unir esforços para fortalecer a AproVale deve ser o nosso pacto para os próximos períodos. A nossa comunidade e o DF merece e agradece!

Os assuntos da  nossa assembléia que acontecerá neste sábado, 25, às 9h30 na Escola Classe Vale Verde, está assim definida:

1. Relatório da gestão do biênio 2015/2016 da atual diretoria;
2. Prestação de contas (balanço);
3. Apresentação de novas chapas para compor a nova diretoria biênio 2017/2018;
4. Eleição (votação);
5. Assuntos gerais.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Comunidade rural se une por mais segurança


Cansados de vermos o crime crescendo na nossa região, resolvemos unir proprietários, produtores, moradores e trabalhadores do Núcleo Rural Quintas do Vale Verde em Planaltina-DF, para a elaboração de um projeto de segurança comunitária em parceria com o Batalhão Rural Leste, atualmente sob o comando do Tenente Regilson; da AproVale, Associação dos Produtores do Vale Verde, e de outros órgãos do poder público, no objetivo de diminuir as ocorrências criminais na nossa vizinhança.

Ao longo das últimas 8 semanas, realizamos vários encontros com os moradores da Rua 6 e de outras ruas com a participação do próprio Batalhão Rural e da Administração Regional de Planaltina-DF, onde várias discussões e vídeos sobre o assunto foram colocados e exibidos, para auxiliar na escolha dos principais eixos do nosso projeto coletivo, com base nas experiências de outros estados brasileiros.

O movimento iniciado por essas pessoas, está colocando este projeto como pioneiro em todo o DF. O lançamento oficial está agendado para a noite de 23/03.

Para todos nós fica a certeza de uma pequena vitória em tempos de tantos problemas sociais, políticos e econômicos que o país vem sofrendo, devido a projetos pessoais e partidários se contraporem aos interesses mais amplos e de base em favor de uma nação verdadeiramente soberana, justa e fraterna, que possa garantir o acesso a moradia, ao trabalho, a saúde, a educação, a cultura, a segurança e etc, para todo brasileiro, seja ele do Quintas do Vale Verde ou de outra comunidade.

Por aqui, resolvemos nos unir para buscar uma nova realidade no objetivo de dar mais tranquilidade e segurança para aqueles que produzem, moram e trabalham na nossa região.